segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sobre "Meia Dúzia de Pepinos" - Por Uendel de Oliveira









Em Teatro SESC-SENAC Pelourinho



Neste dia do teatro, gostaria de conversar sobre a experiência de ter ido assistir ao espetáculo "Meia dúzia de Pepinos", com a Trupe Nossos Trecos. Não quero fazer propriamente uma crítica, mas alguns comentários sobre o que aconteceu no Teatro SESC-SENAC do Pelourinho, em Salvador, no último dia 26/03.

Meu primeiro comentário é sobre a presença em massa de crianças e adolescentes de instituições diversas, que praticamente lotaram a plateia do teatro. Foi satisfatório ver que houve mais um esforço para contribuir para a formação de plateia em nossa cidade, de um público de teatro. Foi mais bonito ainda ver que a maioria deles era jovem, alguns com pouquíssimos anos de vida, porque alimenta a esperança de que eles serão pessoas crescidas que conhecerão e, quem sabe, frequentarão o teatro - que continuem frequentando desde agora, claro

Meu segundo comentário é que, a partir dessa experiência, ratifiquei a ideia de o quão necessária é a realização de mais ações como essa - oportunizar a crianças e jovens pouco habituados, a ida ao teatro - para que eles se familiarizem com o espaço, com a experiência de estar diante de uma obra artística, fruto do trabalho de "operários da cena", obra que é feita ao vivo, que, naturalmente, sofre interferências da plateia, e pode ser atrapalhada caso o público não consiga compreender qual a conduta que se espera dele em cada espetáculo. Infelizmente, boa parte das pessoas de nossa cidade parece que ainda não desfrutou dessa experiência, ou desfrutou dela pouquíssimas vezes, em caráter de exceção. A esperança é que a exceção se torne a regra!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário