segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Fala Madrinha!
O teatro é feito de suor vertido pela pulsação da alma.
É não cessar os esforços de fazer-se novo em cada palco, cena e histórias que acenderão o público ao vivo. Junta-se a isso a juventude em criar, a grupalidade em amar os feitos em círculo e a labuta pelas conquistas diárias. Vem daí, o potencial dos fazedores do teatro em grupo, que reconstroem uma família-arte pela magia de darem as mãos, agitar juntos o coração e aprender na base solidária de permutas afetivas. Hoje, vemos um exemplo expansivo, trilhando os aplausos debutantes do sucesso que é a Nossos Trecos Trupe de Teatro.
Viva este grupo! Evoé pelo que virá das experiências degustadas e das curvas desafiantes. Axé aos passos dados em circularidade de amor ao palco, de vigor na criação estética e beleza ao tocar o público nas itnerâncias.
Aqui os “Trecos” formam o encanto na magia de fazer a criança ri de dentro, do jovem reviver-se, dos adultos e idosos moverem suas emoções. Tudo pela magia dos teatreiros na zona cênica viva. É de qualquer lugar, personagem em mil, músicas reviradas, cores e corpos em mutação alegre que se faz a beleza de tornar “Nossos” os sonhos no espetáculo.
Cortinas abertas e rodas crescidas de público para dar passagem aos trovadores do teatro, aos jovens artistas e aos animadores da vida. Seguir pelo colorido estado de encantar o mundo com Trecos brincantes e transformadores.
Peço ao público que junte seus Trecos mágicos para jogar no mundo do teatro que é Nosso.
Parabéns Nossos Trecos, pela nascente vibrante do teatro! Sigam nas bênçãos dos Deuses das Artes.
Ney Wendell
Ney Wendell é doutorando em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA, mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA, graduado em Licenciatura em Teatro pela UFBA, diretor e professor de teatro há mais de 13 anos, gestor de projetos culturais e sociais, coordenador pedagógico e arte-educador. Foi Professor da Escola de Teatro da UFBA, de Arte e Educação na UNEB e Diretor de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Atuou como coordenador geral do Grupo de Teatro e do Projeto Cuida Bem de Mim no Liceu de Artes e Ofícios da Bahia com atuação em vários estados brasileiros. Atua também como professor de Teatro Terapêutico na pós-graduação em Arteterapia no Instituto Junguiano da Bahia. Desenvolve, como educador de teatro e de arte-educação, capacitação de professores, educadores sociais em escolas e Ongs. Publicou em 2007 o livro "Direitos Humanos no Combate a Violência: Ações com Adolescentes e Jovens" pela UNICEF e FCCV, além de vários artigos sobre teatro e educação em livros e revistas nacionais.