DIA MUNDIAL DO TEATRO E DIA NACIONAL DO CIRCO É COMEMORADO EM CAMAÇARI
Fonte: CFF/ Anami Brito Em: 27/03/2009 Jovens alerta a comunidade para que seja dado o devido valor ao teatro (foto/Marcelo Franco)
Fonte: CFF/ Anami Brito Em: 27/03/2009 Jovens alerta a comunidade para que seja dado o devido valor ao teatro (foto/Marcelo Franco)
Nesta sexta-feira (27), celebra-se o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. No Brasil, o circo é considerado o berço do teatro, pois foi através das encenações cômicas no picadeiro que foram surgindo às peças teatrais.Camaçari passou dois anos sem comemorar esta data, mas retomou essa prática na manhã desta sexta-feira com uma caminhada e, ao final, realizando apresentações da Praça Abrantes, com o intuito de chamar a atenção de toda a população para que a arte seja mais valorizada no município. O percussor da arte circense no Brasil foi o famoso palhaço Piolin, que é o homenageado deste ano nas comemorações, ele também foi o responsável pela introdução do teatro no circo.Vital Vasconcelos, secretário de cultura, esteve presente na caminhada e falou sobre a importância da comemoração desta data. “Marcar os festejos que surgiram na Grécia antiga. Homenagear o palhaço Piolin e falar sobre a arte em geral é de extrema importância para o município, pois essa é uma das formas de se valorizar os artistas locais”. Vital também falou que este evento possibilita a integração dos diversos grupos de arte do município. “Eventos deste tipo congregam e possibilitam a integração dos diversos grupos de arte, promovendo o intercâmbio para que cada um saiba as atividades que o outro está desenvolvendo”.Edna Tavares, artista do elenco Aver Estrelas, muito entusiasmada e vestida de palhaça, disse que a caminhada serve de alerta a comunidade para que seja dado o devido valor ao teatro. “O nosso trabalho está esquecido por boa parte da população, por isso temos que dar uma sacudida para mostrar a importância do nosso teatro”. Carolina Souza, artista também, afirmou estar feliz em poder voltar a comemorar a data. “Ficamos dois anos sem comemorar esse momento tão importante, por isso estou muito feliz em ver todo o povo que faz arte reunido festejando esta data”. Durante o todo o percurso a arte circense predominou (foto/Marcelo Franco)Alegria não faltou para os artistas (foto/Marcelo Franco)